quarta-feira, 2 de novembro de 2011

HISTORIAS CURIOSAS DA BIBLIA
No princípio não existia nada. (como não havia nada? Era um vazio? Não existia o vazio? E o espaço que circunda o vazio?) Apenas o espírito de Deus pairava sobre as águas. Não havia mundo. Só Deus. (onde estava Deus? Em que ponto, em que lugar, em que forma?) Depois que Deus criou o mundo com as palavras "Fiat Lux" que significam haja luz e as outras coisas que há no universo, criou o homem e o colocou em um Jardim no Éden. Gn. 1.
Estando Deus, sozinho, disse: Façamos o homem à nossa imagem e à nossa semelhança. Gn 2. Supondo a tríade - Pai, Filho e Espírito-Santo - na unicidade, estabelece-se um critério meio confuso de explicar a individualidade das coisas, do Ser, de Deus. Criou-o de que material, de que componente químico? Criou-o do pó da terra. "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente". (Gn2: 7) A vida do homem era monótona. Anos a fio sem fazer nada. Apenas cuidando do jardim. Tinha todas as espécies de planta que Deus havia colocado ali.  Queria comer pegava uma fruta; queria beber, ia ao córrego. Tinha o domínio sobre todos os animais. Não precisava correr da cobra, da onça, do javali, do jacaré, do pterodátilo, do mastodonte, enfim, até brincava com eles. Deus, na sua benignitude, vendo que aquilo não estava bom, decidiu dar-lhe uma companheira, já que as outras espécies procriavam e o homem não. Corria-se o risco de aparecer o centauro, o minotauro e outras aberrações.  Deus quis dar ao homem uma auxiliadora que fosse idônea. E assim Deus fez Adão entrar em um sono profundo e retirou uma costela do homem enquanto ele dormia e fez a mulher e lhe deu como companheira.
Deus havia advertido o homem para que não comesse do fruto proibido que havia no meio do jardim. Gn. 3. Um fruto que nos livros santos significa serem provenientes da árvore do conhecimento do bem e do mal. A serpente enganou a mulher e deu-lhe do fruto para comer. A mulher, por sua vez gostou, viu que o fruto era bom e deu-o para Adão que aprovou. Parece-nos, a nós, coisa de desenho animado, histórias em quadrinhos, Spilberg, Hans Donner...Alfred Hitcok Uma serpente falante! O lobo mau comeu a vovozinha. Na verdade queria mesmo era comer a chapeuzinho vermelho que já era adolescente.
Ocorre que Deus havia falado apenas para Adão que não comesse do fruto proibido. Não falou para Eva.  Adão foi quem lhe falou dessa conversa de fruto proibido que teve com Deus. Deus nunca disse a Eva sobre as normas e procedimentos naquele jardim. E aí depois de comerem daquele fruto descobriram que estavam nus e ficaram com vergonha. Adão comeu do fruto e poderia naquele momento repreender a Eva para que não comesse. No entanto não o fez. O que Eva sabia do fruto foi Adão quem lhe falou. Que fruto tão abominável aos olhos do próprio Deus que o plantou foi este, comido primeiro pela mulher, depois pelo homem? Até hoje não foi descrito ou nomeado o fruto. Quando se fala na árvore do conhecimento do bem e do mal é difícil estabelecer de forma real que fruto essa árvore produzia. E Adão e Eva comeram do fruto proibido.

 
Ilustração 1- Quadro de Michelangelo. A queda de Adão, 1512, Capela Sistina, VaticanMichiel 












                                                                         Coxie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário